Avenida do Esporte

Consultoria e Treiamentos.

Treinos de Corrida

Parque do Utinga - Seg/Qua/Sex às 6h. Portal da Amazônia - Ter/Qui às 19h

Treinos de Natação

No local de sua preferência.

Treinos de Triathlon

Todas as modalidades.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Dicas para começar no Triathlon



O Triathlon é uma modalidade bastante complexa resultante da combinação de 3 atividades aeróbias básicas (natação, ciclismo e corrida). Há quem acredite que basta saber fazer as três modalidades independentemente que estará pronto para o triathlon, quando na verdade ainda existem as transições, a troca entre as modalidades, estas que também merecem atenção para desenvolver os treinamentos. Por isso, se faz importante seguir algumas etapas preliminares antes de iniciar um programa de treinamento.

Primeiramente, recomendo fazer uma avaliação física completa,  testes antropométricos e principalmente, ergométricos / ergoespirométricos; para que que seja identificado o seu atual nível de  condicionamento físico geral. Feito esta avalição física e uma avaliação médica, faz-se a escolha dos equipamentos (tênis para corrida, bicicleta, roupas específicas, acessórios, etc.).


Importante, antes de adquirir qualquer material, busque o auxílio do seu técnico ou de alguém experiente. Defina o quanto quer ou pode gastar, e qual o objetivo com o Triathlon. De qualquer maneira, não vale a pena comprar, por exemplo, uma bicicleta top de linha, sem ter nunca pedalado. Adquira um equipamento mais básico, que terá o mesmo efeito, e após algum tempo de treino, conforme sua evolução e necessidade, troque por uma bike superior.

É muito importante fazer um ajuste correto na bicicleta, garantindo assim, uma melhor performance, conforto e minimizando o risco de lesões.


O Triathlon compreende três modalidades que devem estar em perfeita harmonia, costumo falar que não basta fazer as tres modalidades, mas sim uma só, pois o triathlon é um esporte só, você deve "nadarpedalarecorrer, sem esquercer das transições. É importante fazer um planejamento correto, levando em conta o histórico esportivo, tempo para treinar, idade, rotina diária, objetivos……enfim, uma série de fatores que devem ser correlacionados.

Cuidado !!! Treinar errado muitas vezes é o principal fator para um iniciante desistir do esporte !!! Seja por sucessivas lesões e/ou sinais de overtraining ( baixa disposição no dia a dia, mal humor, insônia, desconforto físico, etc..). Se com os treinos, sua rotina diária estiver melhor, fazendo tudo mais disposto, então, provavelmente, você está no caminho certo.

Coloque como primeiro objetivo completar uma prova mais curta, sem preocupação com o tempo, apenas para curtir e conhecer o gosto de completar um triathlon. Não cobre resultados logo no início. Com o tempo, coloque outros objetivos, de maneira gradativa. Um dos segredos de um atleta de endurance é a paciência.

Bons treinos e faça do triathlon uma curtição, não uma obrigação!!!

referência: http://www.zonaalvoassessoria.com/dicas/dicas-para-comear-no-triathlon/

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Atitude de Campeão (Feliz 2013 !!!)


 
Esta semana estava pensando em uma mensagem de final de ano, algo que acrescentasse as pessoas, não a mesmice de sempre ... apenas desejando um ano melhor, que as coisas se realizem e aquele blá blá blá... de sempre.
Lendo algumas publicações e matérias, me deparei com este pequeno texto escrito pelo triatleta profissional e treinador, Guilherme Manocchio.

Texto este, que fala exatamente do que estava pensando em escrever, algo que realmente fizesse você pensar sobre quais as atitudes que deverá ter para poder realizar de verdade um Ano Novo melhor.
Sendo assim, resolvi reproduzir o texto na integra, pois vale para o triathlon, corrida, ciclismo, natação... o esporte que for, e principalmente, a mensagem do texto vale para a vida.

Leia, pense, análise e faça um 2013 muito melhor para você !!!!

Isso é o que queremos, é a nossa mensagem de Ano Novo para todos os leitores.

Feliz 2013 !!!!

 

“Semanalmente recebo alguns artigos sobre treinamento. Semana passada um deles me chamou a atenção. Era referente ao desejo e ação. Pensei um pouco a respeito e escrevi algumas linhas abaixo.

Muitos atletas têm o desejo de chegar ao seu auge, mas poucos realmente adotam atitudes coniventes com esse desejo. É muito fácil dizer, “eu quero” ser campeão mundial. É extremamente difícil tomar atitudes para “ser” o campeão mundial. É muito fácil dizer, eu tenho que perder 10kg, contudo é um sacrifício se privar das calorias para perder tanto peso.

O que desejo explicar é que a somatória das suas ações podem fazer você chegar ao seu destino ou não. Atletas profissionais – inclusive o campeão – tomam atitudes erradas. Porém a grande maioria de suas ações está conectada para ele atingir todo o seu potencial.

Em resumo o campeão teve menos atitudes erradas que os outros e sua vontade de vencer com a somatória de suas ações corretas fizeram dele um vencedor. QUERER + ações corretas – ações erradas = SER


Não diga: eu quero ser melhor. Tome atitudes para ser melhor. O que importa nesse mundo são ações e não palavras sem cinética.

Dizer e não fazer é o mesmo que mandar uma energia para o espaço sem intenção de recebê-la novamente. Ter intenção e ação significa que o que se pretendia está feito. Toda energia foi canalizada para seu propósito. Ao realizar isso as palavras que você passará a dizer terão efeito bumerangue, vão com força, voltam ainda mais forte.

Fico satisfeito de ter a possibilidade de trabalhar com pessoas e ver essa auto superação todos os dias. Conheço e vejo muitas coisas e sei que aqueles que tomam ações de acordo com seu propósito chegam ao seu destino. Mesmo que por vezes tomem ações contraditórias, seu ímpeto é evoluir. E como a maioria de suas ações são corretas, há evolução mesmo! Chegam ao patamar do novo, do melhor, da auto superação e da paz interior.

 

Realizando o trabalho


A maioria dos atletas bem sucedidos não se detém na sua zona de conforto. Eles não tem medo de sair da sua rotina e implementar algo de novo. Não tem medo de sessões de Vo2 Máximo, de intervalados… Não tem medo de ficar mais de uma hora ou duas, ou três próximos do seu limiar anaeróbico… São treinos que definitivamente não estão na “zona do conforto”

 

 
Se continuar fazendo sempre as mesmas coisas, sempre colherá os mesmos resultados. Não adianta plantar milho para tentar colher soja. Se quiser soja, tem que semear a coisa certa.

Quem é bem sucedido nos esportes não tem uma fórmula mágica. Eles apenas cumprem o treino. Realizam as sessões. Fazem o seu trabalho. Justamente isso que 90% das pessoas não conseguem porque têm receio de sair da sua zona de conforto.
 
 
 
Seria muito mais fácil continuar pedalando e correndo em baixas intensidades, nadando pouca distância por treino… Mas será que isso semeará o que você deseja colher?
E se você fizesse tudo com o manda o figurino e ainda não melhorasse? Isso lhe causa medo, não é mesmo? Mas por outro lado, o que aconteceria na pior das hipóteses? Cansar e não melhorar? Bom isso não é um grande obstáculo. Porque provavelmente você irá melhorar. E caso não melhore inicialmente, o aprendizado fará de você mais experiente e com mais autoconhecimento o que é uma grande coisa.

 
Pergunte-se

Sempre se faça uma pergunta quando se tem um grande objetivo: esta ação que estou tomando está me levando mais próximo ou mais distante a realizar meu objetivo?

É simples, mas dá conta de grande parte dos recados. Por exemplo: dormir mais cedo, ver menos televisão, comer mais saudável, tomar refrigerantes ou não… A resposta é lógica, e cada um sabe do que se quer e dos sacrifícios que terá que fazer para se chegar lá.

Lembrem-se de uma coisa: nada de extremos. Às vezes a mente precisa de repouso e nada mais justo que ser flexível consigo mesmo. Como bambu: firme e flexível.”


Fonte: http://www.manocchio.com.br/site/atitudes-de-campeao/

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal !!!!!


Gostaríamos de agradecer muito a todos que contribuíram de qualquer forma para realização desta manhã especial para todos nós.




















terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Perfil: Penta Campeã Paraense de Ciclismo, Tássya Brasil



NomeTÁSSYA BRASIL
Idade27 ANOS
ProfissãoCONSULTORA EXTERNA (INSTITUTO DE MEDICINA NUCLEAR - LABORATÓRIO BORBOREMA)
Patrocínios: Atleta do Bolsa Talentos - SEEL /  RITUAL ACADEMIA



Avenida do Esporte: Como foi seu ano no ciclismo?

Tássya Brasil: Iniciei 2012 com o pé direito, iniciando o ano de competições com vitórias e grandes noticias. Fui indicada ao Troféu Rômulo Maiorana 2012 o qual fui a grande vencedora e também eleita como Destaque do ciclismo no Troféu Camisa 13 pelo 2º ano consecutivo. Das principais premiações conquistadas, acho relevante mencionar o Troféu Guidão de Ouro – 5ª edição da conceituadíssima Revista Bike Action, pois, me orgulho muito de ter recebido o prêmio incrível em 2010.
Por 4 anos consecutivos lidero o Ranking Estadual (FEDERAÇÃO PARAENSE DE CICLISMO) e estive entre as primeiras do Ranking Nacional (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO).
Iniciar o ano com notícias maravilhosas como essas, é estimulante, sem dúvida,   motivador. Iniciei os trabalhos de base para 2012 em Novembro, porque em Janeiro já teria provas importantes para disputar.
Infelizmente por muitas vezes, nós atletas temos que renunciar a momentos, pessoas e prazeres, porque para se alcançar o sucesso, precisamos ter dedicação, força de vontade e talento. Por muito pouco não passei o natal na estrada treinando...rsrs. Porém isso tudo no final foi recompensador!!! Conquistei o PENTA CAMPEONATO PARAENSE DE CICLISMO 2012 \0/
Momentos difíceis surgiram constantemente neste ano, tive vários problemas de saúde que comprometeram bastante meu rendimento e isso afetou diretamente em meus resultados. Mas ainda assim com muito esforço e sofrimento nas provas  consegui me colocar sempre nas primeiras posições.



Avenida do Esporte: As provas que disputou, títulos?

Tássya Brasil:

Mês/Ano
Competição
Local
Resultado
Janeiro/12
Prova de São Sebastião

Codó - MA
CAMPEÃ
Janeiro/12
34ª Corrida Antônio Assmar – TV MACAPÁ - SPEED
Macapá - AP
VICE-CAMPEÃ
Janeiro/12
34ª Corrida Antônio Assmar – TV MACAPÁ – MTB
Macapá - AP
CAMPEÃ
Fevereiro/12
VI Corrida Cidade de Macapá

Macapá - AP
VICE-CAMPEÃ
Fevereiro/12
III Copa Bike Company de Ciclismo
Belém - PA
CAMPEÃ
Março/12
Prova TV Atalaia de Ciclismo - Cidade Aracaju
Aracaju – SE
3ª COLOCADA
Março/12
IV Copa SEEL de Ciclismo

Belém - PA
3ª COLOCADA
Abril/12
VI Copa Metropolitana de Ciclismo
Belém - PA
VICE-CAMPEÃ
Maio/12
XVI GP de Ciclismo Israel de Freitas
Macapá - AP
VICE-CAMPEÃ
Maio/12
Copa Norte Nordeste – CRI

Rio Branco - AC
VICE-CAMPEÃ
Maio/12
Copa Norte Nordeste – Resistência
Rio Branco - AC
3ª COLOCADA
Maio/12
Copa Norte Nordeste – CIRCUITO
Rio Branco - AC
VICE-CAMPEÃ
Junho/12
III Volta Ciclística do Pará
- 3º Lugar na I Etapa
- 3º Lugar na II Etapa
- 2º Lugar na III Etapa
Belém - PA
3ª COLOCADA
Julho/12
XXVIII Prova Ciclística Macapá Verão
Macapá - AP
TRICAMPEÃ
Julho/12
Circuito Nacional Sesc Triathlon - Revezamento
Mosqueiro - PA
PENTA-CAMPEÃ
Agosto/12
VI GP Cidade Morena

Campo Grande - MS
5ª COLOCADA
Setembro/12
XVII Prova Ciclística Coronel Fontoura
Belém - PA
TRICAMPEÃ
Setembro/12
Copa Light de Ciclismo

Rio de Janeiro - RJ
11ª COLOCADA
Ago/ Dez 2012
Campeonato Paraense de Ciclismo 2012
Belém - PA
PENTA-CAMPEÃ




Avenida do Esporte: Como você vê o ciclismo paraense?

Tássya Brasil: O nível de todos os nossos atletas tem aumentado a cada dia. Vários de meus colegas terminaram a temporada muito bem colocados no Ranking Nacional, muitos deixaram sua marca em vários estados do Brasil e até mesmo em outros países. Isso é muito bom porque mostra que aqui no Norte existem muitos talentos. Parabenizo mais uma vez a Federação Paraense de Ciclismo que mais uma vez surpreendeu a todos realizando provas de alto nível, reunindo atletas de todo o Brasil e trazendo ao nosso estado para prestigiar os eventos, grandes equipes do Brasil. Sou muito grata ao nosso presidente, o Senhor Edilson Ribeiro que mesmo diante de muitas dificuldades conseguiu “tocar” nosso amado esporte pra frente. Somos o estado que tem o custo da inscrição mais barata e ainda assim temos a Federação que mais realiza eventos. Isso é extremamente importante para nós atletas, porque desta forma  sempre teremos um foco, ou seja provas para competir, objetivos a serem alcançados, metas para serem traçadas e cumpridas. Assim o desanimo ñ tem vez.

Avenida do Esporte: E suas espectativas para 2013?

Tássya Brasil: São as melhores possíveis. Estou extremamente otimista para 2013 e assim como em 2012 o foco será nas provas fora do estado. Irei em busca de melhores resultados e lutarei incansavelmente para estar sempre no pódio entre as melhores do Brasil.

Imagens: Arquivo pessoal Tássya Brasil