Síndrome pode afetar músculos e também o sistema cardiovascular.
'Tem que ter limite nos treinos e no descanso', alerta cardiologista.
O equilibro é fundamental em diversas situações do dia a dia, inclusive na prática de atividade física. O excesso de exercícios pode transformar o que seria um hábito saudável em um grande risco para o corpo, não só para a musculatura, como também para o sistema cardiovascular.
Priscilla participou de duas provas, mas teve que reduzir o ritmo (Foto: Arquivo pessoal) |
“O exagero é o que chamamos de síndrome do excesso de treinamento, quando a pessoa treina sem parar para ter resultados melhores, o que na maioria das vezes não acontece”, alerta o cardiologista e especialista em medicina do esporte Nabil Ghorayeb.
Foi o que aconteceu com Priscilla Nasrallah, de 31 anos. Em novembro de 2012, ela começou a perceber que seu corpo já não estava mais respondendo aos treinos e decidiu ir ao médico. “Eu nunca tinha competido e, do nada, decidi que queria ser triatleta. Treinava duas vezes por dia, todos os dias, e buscava um resultado rápido. Às vezes, achava que estava só com preguiça, mas a verdade é que meu corpo não estava mais aguentando”, lembra.
De acordo com o médico Nabil Ghorayeb, por causa do excesso de treinamento, começam a ocorrer mudanças no organismo do paciente. “O corpo passa a produzir hormônios de uma maneira errada. Além disso, o coração fica acelerado o tempo todo, mesmo em repouso”, afirma. As consequências começam a aparecer também no dia a dia e o paciente pode começar a ficar mais irritado, com insônia e até com a imunidade mais baixa.
“Com a defesa mais baixa, ele começa a ter mais facilidade para pegar infecções. Outro problema é em relação ao sangue, que pode ficar mais "grosso", o que pode levar a um infarto do miocárdio ou a um derrame cerebral, por exemplo. Além do risco de arritmia e até parada cardíaca”, ressalta o médico. Fora isso, o atleta começa a perder rendimento e, por isso, passa a se cobrar cada vez mais. “É algo inconsciente. Ele faz um tempo ótimo e acha que está mal”, exemplifica Nabil.
Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/excesso-de-exercicios-fisicos-e-fator-de-risco-para-saude-do-corpo.html
Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/excesso-de-exercicios-fisicos-e-fator-de-risco-para-saude-do-corpo.html
Por isso é importante que seus treinos sejam direcionados para a sua realidade e condicionamento, para que você possa ter resultados positivos e colher bons frutos.
O importante é criar adaptações no seu corpo, estimuladas pelo treinamento e não debilitar o corpo e organismo. Se você estiver se sentindo cansado, em todos os treinos e no dia seguinte não se sentir com vontade de treinar, pois ainda não se recuperou e esta sensação se tornar constante e diária; pare e reavalie seus treinos, pois você estará exagerando.
Fica aqui a dica e bons treinos a todos.
Grande abraço da Avenida do Esporte !!!
Contatos para treinamentos e orientação:
avenidadoesporte@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário