quinta-feira, 13 de março de 2014

GP Xtrem, uma história do Infarto ao triathlon.

Neste ultimo fim de semana, estivemos em São Carlos, interior de São Paulo para participar do GP Xtrem e GP Damha; provas realizadas em um dos locais mais bem estruturados para treinamentos de triathlon, aonde fica a sede da equipe SESI Triathlon.






Mais uma prova para os integrantes da Avenida do Esporte, ou melhor, mais duas provas e diga-se de passagem, uma das mais duras que já vi e participei.

 No sábado foram 1000m de natação em uma lagoa com uma água pesada e bastante gente em ...duas voltas de 500m, fazendo a T1 para 100km de ciclismo duríssimos, mais de 1500m de ganho de altitude somados no percurso, distribuído em 5 voltas, trechos em que se descia a mais de 60km/h contrastavam com subidas enormes em que a velocidade máxima era de 12 a 14km/h no volantinho e fazendo força.

Após o termino desta "tortura", feita a T2 para os 10km de corrida, com duas "boas" subidas em cada uma das duas voltas.

Uma prova realmente desafiadora em todos os sentidos.

Para ficar melhor, a largada foi as 12:30h e o sol, calor e vento vieram participar de toda prova.

Então, já que estava bom no sábado. Alinhamos novamente no domingo as 10h da manhã para largar na prova curta com 750m de natação, 20km de ciclismo (2 voltas) e 5km de corrida (2 voltas), no mesmo lindo e cruel percurso dentro do Damha em São Carlos - SP.

Mais uma vez foi dureza, mas a satisfação de termos concluído os desafios com êxito e além disso, termos alcançado excelentes colocações em todas as categorias.... isso sim que se torna o nosso maior troféu, a certeza de dever cumprido, de termos feito o nosso melhor e conquistado mais amigos, parceiros do esporte, de termos uma qualidade de vida incrível, saúde e uma grande equipe que a cada prova, treino, desafios... vem crescendo em todos os sentidos.

Esta prova, teve um tempero especial, uma estreia diferente.
Não somente em um novo esporte, mas sim em uma vida nova, um renascimento, um casal que conheceu um mundo novo e abraçou este novo e saudável estilo de vida.

Leiam o relato feito por Marcelo Sidrim.(na integra)

Vale a pena !!!


Por: Marcelo Sidrim

"Queria relatar meu final de semana como triatleta, registrar meu agradecimento e deixar uma reflexão aos que estão iniciando na AE.

Amigos da AE, fiquei meio em off esses últimos dias.
Fui pra minha primeira prova de Triathlon e não pude deixar de fazer uma retrospectiva de como minha vida mudou depois do infarto que sofri em fevereiro de 2012.


Fiquei uns dias na UTI, coloquei 2 stents e tive que mudar de vida.


Já liberado pra atividades físicas iniciei nos passeios de Bike.
As distancia de 15km eram impressionantemente grandes.
Com o tempo fiz algumas trilhas e as distâncias foram aumentando pra 25, 40, 55km numa "impressionante" média de 15-17km/h. Kkk


Com o passar do tempo tive vontade de melhorar meu rendimento.


Em outubro/2013 procurei uma orientação para treinar (Avenida do Esporte), ciclismo e corrida, mas com foco no ciclismo.
Em poucos dias já passava pela minha cabeça a remota possibilidade de incluir a natação. Um terror pra mim que não sabia nadar.


Iniciei a natação em dezembro/2013, mais espalhava água do que me movia na piscina. Kkk
A natação evoluiu um pouco que até me deu coragem pra me inscrever numa prova de Triathlon. Me achei meio abusado, mas me inscrevi.


Chegou o dia da viagem.


Essa ida pra São Carlos foi como uma mudança de mundos, principalmente pra mim que nunca fui atleta de nada, imagina de 3 modalidades.


Era um mix de tudo novo, frio na barriga, nervoso e mais um monte de sensações estranhas (cagaço).


Respirávamos Triathlon.
A tão sonhada BMC TM01 era quase uma Bike popular, tinha pra todo gosto.
Recomendo essa viagem pra todos da AE, independente se vão competir ou não.
O corredor do hotel vira uma grande oficina, todos arrumando suas "naves" e um clima legal de cooperação.


No sábado fiquei de apoio. Acreditem, sofremos muito. Ficávamos tentando adivinhar o que o próximo a passar por nós estava precisando: água, isotônico, sal, carboidratos ou um simples "força, você consegue".

No final do sábado eu estava acabado. Dor na costa, na perna, queimado de sol, cansado e muito satisfeito.

No domingo eu fiquei desesperadamente calmo, meio dopado.

Saí na natação, tentando ficar calmo. É tenso, mesmo saindo mais pro final. As batidas são inevitáveis (temos que incluir MMA nos treinos. Kkk).
Tive problemas no contorno de uma das bóias e acabei "matando" a etapa da natação.

Fui para o ciclismo tenso com a subida do "chibarro". Somando as subidas de Belém não dá essa. Genipaúba é amostra grátis.

Mas na descida... acho que cheguei nos 60km, joelhos prendendo o quadro da Bike, mãos no freio e muuuito vento na cara e medo de passar do ponto de freada.
Ciclismo ok, vamos pra corrida.

O sol fritando tudo, passei por uma corredora que me disse: "tá tão quente que meu pé está grudando no asfalto".

Corrida ok.
Final de prova. 🙏


Prova organizada, equipe muito prestativa. Nota 1000
Espero voltar em 2015, com toda a AE.

Acho que fui bem, principalmente no ciclismo e até na corrida.

Como todos sabem meu calo é a natação.

Acabamos nos cobrando muito. Levei uns puxões de orelha, principalmente da Lene, que disse: "você era um sedentário que infartou, treina ciclismo e corrida a 5 meses, aprendeu a nadar em dezembro passado e pouco nadou em janeiro e fevereiro por diversos motivos. Você já fez muito!!".

Acho que ela tem razão.

Não posso deixar de agradecer a torcida da AE em Belém e aos parceiros em São Carlos, foram mais do que qualquer palavra de agradecimento que posso escrever.
Era fácil sentir a preocupação e o cuidado de todos uns com os outros. Era como quando o filho tá aprendendo a andar e os pais ficam atentos pra ajudar a qualquer momento.

Obrigado AE.

Obrigado, meu Deus."




 Então fica aqui o meu muito obrigado a todos que confiam no trabalho da Avenida do Esporte - Consultoria e Treinamentos, ao meu amigo e Coach Fred Monteiro e a Belém GPS pelo apoio.

Parabéns a organização do GP Xtrem, pela excelente prova e tratamento dos atletas.

 E parabéns a cada um de vocês que venceram as ladeiras de São Carlos.

Priscila Leao
Talena Arero
Rodolfo Ferreira
Marcelo Sidrim
João José Silva Jr
Nader Morhy
Bruno Seixas

E nossos staff's que fizeram a diferença.
Lene Sidrim
Cristina Morhy
Rodrigo Silva
Paula Lima


                                                                                                               Por: Adônis Santana

Um comentário:

  1. Emocionante o relato do Marcelo... Parabéns à todos, vcs são verdadeiros guerreiros!!! beijos, Lorença Rodrigues

    ResponderExcluir