quinta-feira, 23 de maio de 2013

Crianças: corrida é uma aliada

Prática esportiva pode melhorar o desempenho e socialização na infância

O esporte é um grande aliado para o bem-estar e saúde de qualquer pessoa. Quando praticado pelas crianças, ele pode se tornar um fator fundamental para seu desenvolvimento e um excelente estímulo para o aprendizado.

Ana Lucia de Sá Pinto, pediatra e médica do esporte, explica que a prática esportiva é importante para o desenvolvimento e socialização das crianças, além de ser um fator chave para aumentar o desempenho escolar.

"A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios, já que melhora a capacidade cognitiva, a coordenação motora, além de melhorar músculos, ossos e coração”, afirma. Ana Lucia, no atento, alerta em relação ao tempo gasto no esporte: “É preciso estar atento: se a criança pratica muito esporte, a energia irá somente para a prática e acaba por não sobrar energia para ela crescer e se desenvolver”, explica.

Para crianças em idade pré-escolar (5 a 6 anos) é indicado duas horas de exercícios diários, enquanto as maiores de 6 anos devam praticar cerca de uma hora de atividade física. “Passando disto, é preciso de um acompanhamento do pediatra para saber se a criança está crescendo bem”, pontua a pediatra.

O esporte mais indicado pela pediatra é o que a criança tem interesse de fazer, ou seja, de sua preferência. Outra maneira de escolher o esporte mais adequado é saber qual deles a família da criança terá um acesso mais fácil para levá-la, sem atrapalhar a rotina. "A corrida é bem interessante, pois não é um esporte caro e ajuda na sociabilização da criança, onde os pais podem participar junto com elas", explica Ana Lucia.
Antes de mais nada, o esporte deve ser um prazer e uma brincadeira para a criança. "O mais importante é manter a atividade física como forma de ocupação e desenvolvimento da criança, sem perder a diversão", aconselha a médica.
Fonte: www.ativo.com

0 comentários:

Postar um comentário