sábado, 29 de dezembro de 2012

Dicas para começar no Triathlon



O Triathlon é uma modalidade bastante complexa resultante da combinação de 3 atividades aeróbias básicas (natação, ciclismo e corrida). Há quem acredite que basta saber fazer as três modalidades independentemente que estará pronto para o triathlon, quando na verdade ainda existem as transições, a troca entre as modalidades, estas que também merecem atenção para desenvolver os treinamentos. Por isso, se faz importante seguir algumas etapas preliminares antes de iniciar um programa de treinamento.

Primeiramente, recomendo fazer uma avaliação física completa,  testes antropométricos e principalmente, ergométricos / ergoespirométricos; para que que seja identificado o seu atual nível de  condicionamento físico geral. Feito esta avalição física e uma avaliação médica, faz-se a escolha dos equipamentos (tênis para corrida, bicicleta, roupas específicas, acessórios, etc.).


Importante, antes de adquirir qualquer material, busque o auxílio do seu técnico ou de alguém experiente. Defina o quanto quer ou pode gastar, e qual o objetivo com o Triathlon. De qualquer maneira, não vale a pena comprar, por exemplo, uma bicicleta top de linha, sem ter nunca pedalado. Adquira um equipamento mais básico, que terá o mesmo efeito, e após algum tempo de treino, conforme sua evolução e necessidade, troque por uma bike superior.

É muito importante fazer um ajuste correto na bicicleta, garantindo assim, uma melhor performance, conforto e minimizando o risco de lesões.


O Triathlon compreende três modalidades que devem estar em perfeita harmonia, costumo falar que não basta fazer as tres modalidades, mas sim uma só, pois o triathlon é um esporte só, você deve "nadarpedalarecorrer, sem esquercer das transições. É importante fazer um planejamento correto, levando em conta o histórico esportivo, tempo para treinar, idade, rotina diária, objetivos……enfim, uma série de fatores que devem ser correlacionados.

Cuidado !!! Treinar errado muitas vezes é o principal fator para um iniciante desistir do esporte !!! Seja por sucessivas lesões e/ou sinais de overtraining ( baixa disposição no dia a dia, mal humor, insônia, desconforto físico, etc..). Se com os treinos, sua rotina diária estiver melhor, fazendo tudo mais disposto, então, provavelmente, você está no caminho certo.

Coloque como primeiro objetivo completar uma prova mais curta, sem preocupação com o tempo, apenas para curtir e conhecer o gosto de completar um triathlon. Não cobre resultados logo no início. Com o tempo, coloque outros objetivos, de maneira gradativa. Um dos segredos de um atleta de endurance é a paciência.

Bons treinos e faça do triathlon uma curtição, não uma obrigação!!!

referência: http://www.zonaalvoassessoria.com/dicas/dicas-para-comear-no-triathlon/

0 comentários:

Postar um comentário