sábado, 12 de janeiro de 2013

Dicas para iniciar o treinamento de triathlon (Parte1 - Perguntas)

Dicas para iniciar o treinamento de triathlon (Parte1 - Perguntas)
 

Como encontrarei tempo para realizar os treinos?
O iniciante geralmente treina 1 modalidade por dia e a partir de uma preparação inicial passa a treinar em média 2 vezes por dia. Os horários mais utilizados para treino são das 6:00 às 7:00, das 10:00 às 11:30 (manhãs livres), das 12:00 às 13:00, das 15:30 às 17:00 (tardes livres), das 18:00 às 19:00 e das 20:00 às 21:00 (noites livres). É claro que tudo depende do seu planejamento semanal e das atividades que exerce durante o dia. O importante é definir bem e a partir de seu planejamento de horários cumprir as metas de treinamento.

Existe algum pré-requisito para que eu possa treinar?
Se você já foi ou é atleta em alguma das três modalidades ótimo. Seu rendimento será melhor e poderá em pouco tempo alcançar ótimas colocações. Se nunca praticou nenhum esporte não há impedimento na prática do triathlon, entretanto você terá que ser paciente e realizar um trabalho intensivo de técnica paralelamente com os treinos que melhorarão sua capacidade física.

Eu preciso participar de competições?
As competições são fechadas para o trânsito e realizadas em locais abertos onde a natureza transforma a prova numa experiência agradável (praias, parques ou no campo). Seu objetivo é o que prevalece no programa de treinamento e se você achar que não será um prazer é aconselhável não realizar.





Quais são os tipos e distâncias de competições?
Assim como em outras modalidades, existem variações nas distâncias e no tipo de competição, criadas apartir do triatlo.Pode variar de distâncias rápidas denominado sprint ou short triathlon (500 a 1000m natação/ 15 a 30km ciclismo/ 3 a 8km corrida); distância olímpica (1500m/40km/10km) até o IronMan (3800m/180km/42km). Outros tipos de competições surgiram como duatlo aquático (natação e corrida), duatlo terrestre (corrida/ciclismo/corrida), aquathlon, triathlon com Mountain Bike, ultraman e muitas outras combinações com modalidades e distâncias variadas. Estas competições estão se difundindo cada vez mais, surgindo muitos campeonatos mundiais já tradicinais como: Mundial de distância olímpica; Mundial de distância sprint; Mundial Indoor; Mundial de distância longa (IronMan); Mundial de Duatlo Terrestre; Mundial de DT longo (Zofinger); e Mundial de Aquathlon. Assim como os Jogos Olímpicos.


Como saberei se vou evoluir e chegar a um nível profissional?
Na verdade existem parâmetros que podem ser verificados como somatotipo (biotipo), capacidade fisiológica e psicológica, coordenação motora (capacidade técnica) e experiência anterior, mas só a partir da observação do atleta nos treinos e sua evolução nas competições durante uma temporada é que podemos definir se há possibilidade do atleta chegar num nível alto. Mesmo considerando todos estes fatores, um atleta pode ter todos eles e não evoluir por fatores sócio-culturais ou se um atleta tiver muita determinação é possível que encontre sua recompensa.

Eu devo treinar com um grupo ou individualmente?
A atividade (treino) deve ser prazerosa. Se em seu trabalho ou na escola você está sempre em grupo você deve desenvolver um pouco a individualidade e treinar sozinho, principalmente quando deseja evoluir nos treinamentos. Se seu objetivo é apenas hobby e você quer praticar um esporte sem competir em alto rendimento, deve procurar parceiros para treinar. Alguns treinos intervalados ou longos são realizados em grupo para que haja uma evolução no sentido de um puxar o outro.

Esta é a primeira parte, em breve daremos continuidade nas dicas para você iniciar no triathlon.
Bons treinos a todos.
Avenida do Esporte.

 

0 comentários:

Postar um comentário