terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dicas para iniciar o treinamento de triathlon (Parte2 - Equipamentos)

Dicas para iniciar o treinamento de triathlon (Parte2 - Equipamentos)

  



Após a definição inicial dos objetivos, deve-se fazer um planejamento de materiais e métodos necessários para o período de preparação inicial. Este planejamento engloba definição de locais de treino, piscina, bicicleta e demais equipamentos necessários para uma prática segura da modalidade.

Anamnese e Avaliações

 A avaliação inicial tem o objetivo de analisar todas as características do(a) aluno(a)/atleta, identificando restrições, pontos fortes e fracos, acontecimentos médicos ou problemas que possam afetar o rendimento e que necessitem de cuidados especiais, assim também como fornecer informações sobre objetivos e interesses que influenciem na elaboração do programa de treinamento.


Avaliações físicas, antropométricas e subjetivas são realizadas após um período inicial com a finalidade de medir o estado ou rendimento atual do(a) aluno(a)/atleta para definição de estratégias e objetivos reais.


Natação
 A piscina ideal para os treinos de triathlon é de no mínimo 25m aquecida entre 26 e 28º (Muitos atletas enchergam como motivação para superação de seus limites, a falta destas condições, como a nadadora olímpica Claudia Poll, que treina o ano inteiro em piscina fria). Alguns Clubes e Academias fornecem condições adequadas para o triatleta como horários e orientação flexíveis e raias vazias ou com poucos atletas.
Atletas iniciantes ou que têm como ponto fraco a natação devem procurar treinar com o técnico ou seguir orientação dos professores da academia ou clube mas enfatizando seus objetivos para evitar desperdício de tempo com séries sem objetivos ou de nado de outros estilos (Preferência para realização do treino do técnico em relação a outro treino).
Os acessórios utilizados na natação são o flutuador, o palmar e o elástico (trabalho de braço), a prancha (trabalho de perna) e a nadadeira (pouco utilizado).
Cuidados Especiais- Deve-se ter uma atenção especial à qualidade da água da piscina (geralmente são tratadas adequadamente), à temperatura muito baixa (depende do(a) atleta mas temperaturas baixas podem causar hipotermia) ou muito alta (acima de 31º o rendimento pode diminuir principalmente para quem pressão irregular), choques (piscinas lotadas podem causar acidentes principalmente nos tiros de velocidade) e lesões (que podem ocorrer quando houver excesso de carga, palmar e na falta de descanso apropriado, principalmente na região do ombro e gêmeos).


 Ciclismo
A bicicleta para a prática do triathlon têm características específicas em relação à bicicleta convencional de ciclismo, como angulação diferente e equipamentos especiais (clip).A posição do triatleta deve ser mais aerodinâmica (como nas provas de contra-relógio no ciclismo) porém com a introdução do vácuo estas diferenças estão sendo neutralizadas.

Um fator está se tornando marcante no triathlon, a posição ideal deve ser aquela que permita ao atleta "descansar" da natação, com a utilização de clip e próximo da posição de treino e de vácuo.

Os acessórios necessários para os treinos são a sapatilha (que fixa o pé no pedal), a bermuda acolchoada (para amortecer os impactos do banco) e o capacete (ver cuidados especiais).
Os locais de treino dependerão dos objetivos das unidades de treino que variam de circuitos curtos e velozes, planos ou inclinados para repetições  e percursos maiores para treinos de resistência planos ou inclinados (Estradas). Treinos em pista atualmente não são utilizados nem viáveis no Brasil.
Cuidados Especiais- O capacete DEVE ser utilizados nos treinos e nas competições, apesar da "moda" que persiste entre os ciclistas de utilizarem boné e da falta de regulamentação. Eles contêm uma camada plástica com o objetivo de diminuir o atrito no caso de quedas, que nunca deve ser retirada. Atualmente existem capacetes que possuem suportes que encaixam-se na parte posterior da cabeça, aumentando a segurança.
A regulagem e manutenção da bicicleta deve ser feita com muito cuidado para se evitar solturas ou quebras.
Devem-se evitar locais de treino com muito tráfego e para aumentar a segurança, pedale sempre na faixa direita próximo a guia e em horários de pouca circulação de veículos. Se possível procurar locais fechados e com pouco tráfego.



 Corrida
 Para o treino de corrida você precisa de um bom par de tênis e de preferência um local gramado ou de terreno macio (terra, carvão). O asfalto é também utilizado, mas deve-se evitar concreto e quadras de cimento e durante treinos regenerativos (recuperação).
Existem tênis de treino curto ou longo e tênis de competição curta ou longa. Procure sempre orientação para escolha do tênis ideal para seu treino.
Cuidados Especiais- É preciso evitar tênis inadequados com pouco amortecimento ou com excesso de peso. Da mesma maneira atletas experientes devem ficar atentos com o excesso de uso de um bom tênis, perdendo seu amortecimento e achatando na região do calcanhar. A técnica correta também pode ser um fator para prevenir lesões e finalmente o excesso de treinos deve ser criterioso para prevenir lesões articulares.

Bom pessoal, aqui estão algumas dicas básicas para você iniciar neste mundo do triathlon. Sejam muito bem vindos e sucesso nos treinos para concluir sua primeira prova, buscar seu recorde pessoal e superar seus desafios.

Avenida do Esporte.
 

0 comentários:

Postar um comentário