quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desafio e superação em Pirassununga: Um short no sábado e um longo no domingo

Por: Artur Araujo, Rio de Janeiro -RJ
Olá amigos é sempre uma honra escrever sobre triathlon e desafios.E falando em desafios os dias 24/11 e 25/11 foram especiais para mim.
No encerramento do ano para muitos triatletas com a prova de Pirassununga,decidi encerrar meu ano triatlético também mas de uma forma um tanto diferente eu diria(alguns diriam loucura),e talvez seja,depende da forma que se vê.

Estava inscrito nas duas provas,short distance no sábado e long distance no domingo.Mas o foco sempre foi o short,treinei somente para ele e o long seria somente para completar e me divertir,se é que alguém se diverte naquele canavial de paixões que é a prova na Força Aérea.rs

 
 
Short Distance:
A prova em Pira é sempre muito desgastante por causa do calor e umidade baixa,sem falar que a prova larga às 15:00.Todos esperando o caldeirão do inferno,mas Deus é maravilhoso e nos premiou com um belo vendaval e uma bela chuva.Pra mim foi maravilhoso,pois adoro competir na chuva principalmente pedalar,pq sou 50%louco  e 100% kamikase.
Apesar das intempéries do tempo a largada aconteceu sem problemas e no horário.

Natação

Resolvi não explodir na largada como sempre faço pra fugir do bolo doido,saí mais tranquilo mas não muito,em provas curtas o coração bate na nuca mesmo,então não pode relaxar muito.
 Como é bom nadar em água doce,sem ondas e sem correnteza.
Terminei os 900m da natação em 13:22,fiz uma transição bem rápida pra buscar um bom pelotão.Neste momento a chuva já tinha voltado e o pedal seria perigoso,mas decidi atacar mesmo assim.

Ciclismo
Me juntei com 5 atletas mas não vi futuro ali,então escapei com mais um e fui a caça do pelotão mais a frente que parecia mais interessante.Fiz muita força pra chegar nesse pelote,já que meu parceiro de fuga não estava ajudando muito.Quando cheguei descansei um bocado na roda dos caras sugando o sangue da galera e tomando lama na cara,já visando a corrida depois.

Quando estávamos na última subida do percurso,me passa um alucinado sprintando absurdamente .Não pensei 2 vezes fui atrás do insano,meu companheiro de equipe Guimarães veio comigo.Eu quase morro mas não larguei mais a roda dele, o cara é uma moto sem motor impressionante o que o cara andava na reta,e eu lá grudado na roda do malandro,tomando lama na cara.A velocidade próxima de 50km/h no plano!!!! Logo a frente o Guimarães sobrou do mini pelote,e só ficou eu e o insano para o meu desespero.
Eu estava tão na roda do cara que tem lama na minha garganta,olho e nariz até agora, rs
Me manter atrás desse cara foi ótimo,pq não sou um bom corredor e abri uma boa vantagem para os demais.
Tempo dos 22,5km do ciclismo:36:03

Corrida
Fiz uma transição muito rápida mesmo,cheguei a ficar orgulhoso pq foi linda minha transição.Se tivesse competição de transição eu seria elite com certeza.rsrs
Já fui pra corrida meio cabreiro pq  senti uma pequena fisgada na panturrilha,mas mesmo assim fui pra porradaria.Mesmo com a vantagem que abri no ciclismo ,ainda perdi 2 posições na corrida e fechei a corrida de 5,5km em 21:29,corridinha mequetrefe mas foi boa.

Resultado final 1:10:54 15º geral e 4º na categoria 35/39.
A partir dali começou a minha saga pra me recuperar para o long distance no domingo,teria pouco mais de 12hr para me recuperar,coisa que é impossível.
A minha panturrilha estava doendo muito depois que o corpo esfriou,o que me preocupou bastante.Tomei um banho,jantei e a janta não bateu muito bem.Fui comprar um  antiinflamatório pra dor na panturreca e ainda fiz uma gordice,tomei um sorvete de 4 bolas o que me deixou pior ainda da barriga.

Quando deitei estava passando muito mal,muito enjoado e não conseguia dormir.Resolvi meter o dedo na goela e provocar o vômito,decisão mais que acertada,depois de vomitar os bofes me senti muito melhor.
 
Long Distance
Acordei as 06:00 e a 1ª coisa que fiz foi testar a panturrilha e pra minha surpresa não sentia nada,agradeci a Deus aquele momento.
Para minha surpresa ainda chovia no domingo e estava frio,simplesmente incrível .

Natação
Me posicionei bem a frente na largada e saí como no short no dia anterior sem explodir.Por incrível que pareça a largada foi bem mais tranqüila,apesar de ter mais gente.
Terminei a 1ª volta da natação em 15:00 cravados me sentindo bem e resolvi apertar. Minha estratégia de prova era curtir e não forçar,só que o espírito competitivo que habita em mim é muito forte.Então forcei na 2ª volta e terminei a natação em 29:10, 50 segundos mais rápido que na 1ª volta.

Bike
Transição rápida e saí pra pedalar não tão confiante quanto na natação,pois meu maior treino de bike tinha sido de 70km e não foi nenhuma Brastemp.Porém acabei me sentindo bem e lá vai eu forçando além do que posso novamente,sem pensar muito apenas sentindo meu corpo.
O pedal estava bem perigoso,mas como não vale vácuo (na teoria) era só prestar atenção para não cair em algum buraco camuflado pela água e estava tudo certo.Fui em um ritmo constante,vários atletas me passando como um raio na bike e eu ali tranquilão na minha batida .Fiz todas as voltas com praticamente o mesmo tempo,sem sustos,sem stress,e ainda pude cumprimentar vários amigos que estavam na prova e passaram por mim.
Terminei os 90km em 2:30:25 muito bom pra quem não tinha muita expectativa.No tempo da organização que conta com as 2 transições 2:34:46

 
 
Corrida
Corrida é sempre sofrida pra mim,mas eu estava disposto a fazer o meu melhor pq fiquei muito empolgado com tudo que estava rolando na prova,mas ainda estava preocupado com a panturrilha e como ela iria se comportar no decorrer da prova.
Ainda no início da corrida passou de carro por mim o Montanha e a Ana,eles  me deram uma moral me acompanhando por alguns metros e brincando comigo.Um cara que estava ao meu lado pediu água a eles e eu falei pro cara “abre a boca irmão,quer coisa melhor que água caindo do céu?”Foi um momento maneiro e que acabou me dando um gás a mais,não sei pq.rsrs
Corri me sentindo bem,mas não forcei muito.Apesar  de ter feito uma prova de 21km em Búzios 2 semanas antes,o meu treinamento não passou de 12km na preparação para essas provas que fiz em novembro,que foram muitas por sinal.
Quando passei pela parte de terra que virou um mangue depois da chuva ,comecei a sentir a panturrilha pois esse trecho estava horrível,escorregadio e irregular.
Procurei não forçar a barra naquele trecho,mantinha o ritmo somente no asfalto.Na 2ª vez que passei pela lama o meu ritmo que estava muito constante a prova inteira,deu uma caída boa,já não tinha pernas em boas condições pra vencer o lamaçal e senti o cansaço tomando conta.
Me mantive concentrado em não parar de correr,pq quando você anda um pouquinho que seja,você acaba se apaixonando pelo conforto e não quer mais sofrer.O ritmo caiu demais nos 3 km finais e corri acima de 5:30 por km mas não andei.rsrs
Fechei a corrida em 1:45:05 e o tempo total de 04:49:03.
Agradeci muito a Deus aquele momento,pq foi um desafio diferente pra mim e eu superei alguns obstáculos físicos e psicológicos antes da prova.

 
"Quando você tem fé em Deus e em você mesmo,sua cabeça domina seu corpo."

Grande abraço Artur.

Imágens: arquivo pessoal de Artur Araujo.

0 comentários:

Postar um comentário