terça-feira, 13 de novembro de 2012

PERFIL: Ronaldo Alves e sua história de conquistas

PERFIL: Ronaldo Alves e sua história de conquistas
 
 
Olá, sou o Ronaldo Alves, tenho 33 anos e sou Administrador.
 
Sempre fui sedentário, na minha infância nunca fiz educação física na escola, no máximo jogava futebol na rua e já na fase adulta era aquele atleta de final de semana (pelada do sábado), depois que cheguei à casa dos 100kg comecei a malhar, no caso só musculação e esteira. Depois comecei as corridas bem devagar até que fui aumentando as distâncias no decorrer dos anos.
 
Comecei com a corrida de rua no ano de 2005 com o grupo de corrida da academia que frequentava na época (Oficina do Corpo), depois passei para a Companhia Athletica, onde malho atualmente e fiz grandes amigos.
 
Então iniciei nas provas de 10km, 1 ano e meio depois fiz a minha primeira meia maratona no Rio de Janeiro em setembro de 2006, tive meu primeiro contato com o triathlon em Junho de 2009 numa prova da FPAtri no qual os meus treinadores Kenny Monteiro e Marcio Levy fizeram a inscrição e me emprestaram a bicicleta, participei do revezamento (eu pedalei) posso dizer que nessa prova começou o interesse pelo esporte, porém não sabia nadar.
 
Tive dificuldade no inicio com o horário de treinos, a turma do triathlon sempre madruga e isso para mim foi cruel, acordar as 4:00h, para 5:30h, 6h estar em cima da bike foi muito difícil.
 
Em 2010 comecei as primeiras braçadas, não sabia nadar, nadinha mesmo, sofri um pouco para aprender já com 30 anos, fui aumentando as metragens devagar até que finalmente fiz a minha estreia no SESC Triathlon 2011, com medo por ser em aguas abertas, com bicicleta emprestada mas fui lá e consegui completar com sucesso.  Com a "missão SESC" completada, decidi que o triathlon seria o esporte que iria praticar, comecei a treinar com orientação do treinador, investi na compra de equipamentos específicos e melhores e em 2012 fiz mais uma etapa do SESC Triathlon e depois veio o maior dos desafios que foi o Ironman 70.3 em Penha -SC.
 
 
O triathlon é um esporte maravilhoso que trouxe vários benefícios, como a melhora da saúde, emagrecimento (eliminei 10kg), conquistei amigos e me tornei uma pessoa mais forte física e psicologicamente, não desistir nunca e superar as adversidades. 
 
Estou no triathlon há 1 ano e 4 meses, emagreci alguns kilos com acompanhamento de nutricionista e bastante atividade física, a mudança de hábitos alimentares foi outra barreira que consegui vencer, pois para quem vivia comendo besteiras, guloseimas e de repente se tornar um triatleta foi difícil.
 
 
A prova sem dúvida inesquecível foi o Iron Man 70.3, para quem tinha aprendido a nadar a 2 anos apenas, encarar 1900m no mar não seria uma tarefa tão simples, depois 90km de pedal e mais a meia maratona no final. Durante alguns momentos da prova fazia a seguinte pergunta a mim mesmo "o que estou fazendo aqui ?", mas fui e consegui completar com sucesso; cruzar a linha de chegada é uma sensação indescritível, ainda mais para mim que a 1 ano atrás estava fazendo a estreia num short triathlon. Depois da “missão 70.3”, pretendo fazer mais algumas provas de triathlon de longa distância e quem sabe em 2014 ou 2015 conseguir fazer o Iron Man completo.
 
 
 
Obs: Nesse período de corridas/ triathlon já corri 10 Meias Maratonas (21km) , 1 Maratona(42km), 1 IronMan 70.3 (1.9km – 90km – 21km), 2 Short Triathlon (750m – 20km – 5km) , 4 Duathlon (5km – 20km – 2,5km) e 1 Maratona Aquática (3km) Murubira-Farol.

5 comentários:

  1. Uma estoria de grandes conquistas. parabens ao amigo Ronaldo por seu exemplo de superacao e dedicacao ao esporte. Modelo pra muitos que nao sabem ainda do que sao capazes. Eh comecar e sentir gradualmente as coisas acontecendo como vemos aqui com o nosso atleta modelo.Feliz com sua estoria, com seu sucesso.
    Parabens pela iniciativa e escolha do perfil de uma pessoa tao querida e admirada por todos.

    ResponderExcluir
  2. Adonis, obrigado pelo espaço e escolha, Amigo Pojo, obrigado pelas palavras!!!

    ResponderExcluir
  3. Artur Pojo, são pessoas assim, compartilhando suas experiências que engrandecem o esporte, podendo mostrar que tudo é possível e o quanto melhora a qualidade de vida...

    Ronal, o espaço é nosso, simpatizantes e amantes de esportes em geral. Sinta-se a vontade.

    Grande abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  4. Inspiração! Tenho a mesma idade do Ronaldo e tb n sei nadar. Participei do Duathlon noturno ano passado com ele. Será q pra mim ainda tem jeito??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ana, a história do ronaldo já responde a sua pergunta. Se disponha a conquistar o que deseja e assim será.

    ResponderExcluir