segunda-feira, 12 de novembro de 2012

I - Campeonato de Salvamento Aquático

Nos dias 09 e 10 de novembro foi realizado o I Campeonato de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiro sendo as provas realizadas na Piscina do T1 e Praia do Farol em Mosqueiro.








A Competição faz parte das programações do mês em que se comemora o aniversário do Corpo de bombeiros Militar do Pará(24/11), que nesse ano completa 130 anos, além de selecionar a equipe que representará o Pará no XII Campeonato Brasileiro e IX Sul-americano de Salvamento Aquático que será realizado em Balneário Camboriú/Itajaí - Santa Catarina - Brasil nos período de 28 de Novembro a 02 de Dezembro de 2012.

O evento se concentra na participação dos militares em provas que trabalham as qualidades físicas inerentes ao serviço de guarda-vidas, atividade exercida pela Instituição e que promove a segurança através do serviço preventivo nas praias e piscinas do Estado.

As provas são similares as que ocorrem no campeonato Brasileiro e Sul-americano de Salvamento Aquático e que são regulamentadas pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático -SOBRASA( www.sobrasa.org ), com destaque para as provas de BIATHLON AQUÁTICO (1KM CORRIDA + 1KM NATAÇÃO+ 1KM CORRIDA) realizada na praia, RESGATE COM LIFE-BELT(TUBO DE RESGATE) e CORRIDA A NADADEIRA(PÉ DE PATO). As provas de Piscina são desenvolvidas em caráter técnico (50 mts Socorrista) de maneabilidade em clipar o rescue tube ou rebocar um manequim 50 mts e revezamento onde os 4 integrantes realizam o reboque do manequim por 25 mts.

50metros SOCORRISTA: onde o participante nadava 25m com o tubo de resgate solto e desclipado e, ao tocar a borda da piscina, clipava o tubo formando um anel e retornava os 25m nadando; 

REVEZAMENTO 4x25m: onde quatro participantes revezavam cada um a 25m, onde o primeiro nadava livre, o segundo nadava com nadadeira, o terceiro nadava com tubo de resgate e, ao chegar à borda, passava o tubo para o quarto que por sua vez nadava 25m rebocando o terceiro participante da equipe.


BIATHLON AQUÁTICO (1KM CORRIDA + 1KM NATAÇÃO+ 1KM CORRIDA): Inicia com a corrida de 1km pela areia da praia, em ida e volta em seguida entra na água para cumprir a distância de 1Km passando por 2 boias que ficam aproximadamente a 250 mts da praia, em seguida e repetido o percurso da corrida.






RESGATE COM LIFE-BELT(TUBO DE RESGATE): A largada é realizada com os participantes a uma distância de 10 mts de onde ficam os equipamentos (rescue tube e nadadeiras), após a largada os participantes apanham os equipamentos calçando as nadadeira na água e deslocam a nado uma distância de aproximadamente 120 mts onde deverão apanhar o companheiro que deverá ser trazido até o local de largada preso ao rescue tube, durante o retorno o companheiro poderá nadar e/ou bater pernas.



CORRIDA A NADADEIRA(PÉ DE PATO): São realizadas baterias com no máximo 12 participantes e 11 nadadeiras, que ficam distantes da linha de largada 20 mts. A cada disputa é retirada uma naddeira, sagrando-se vencedor que fica com última nadadeira. A prova é realizada na areia fofa.






Este ano tivemos a participação de mais de 100 participantes, número expressivo em se tratando da 1ª edição, e foi realizado apenas com o público interno do Corpo de Bombeiros do Pará, apesar de muitas solicitações de outros Estados, mas para o próximo ano estamos vislumbrando um evento bem maior e quem sabe o Campeonato Brasileiro e Sul-americano que a Diretoria da SOBRASA já mostrou interesse em trazer para nosso Estado.




Foi muito gratificante ver militares de unidades do interior (Santa Izabel, Mosqueiro, Cametá, Abaetetuba, Barcarena e Breves), assim como familiares prestigiando o evento que já ficou na saudade e com a certeza que no próximo ano teremos recorde de participantes.

Por enquanto é isso e para o ano que vem o Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento Marítimo Fluvial, estará realizando várias provas entre elas Biathlon Aquático, Corrida Rústica entre outros, com a participação de atletas civis,  e a Sociedade em geral.


Por:
MAJ BM João José da Silva Junior
Comandante do Grupamento Marítimo Fluvial

---------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Confira aqui os resultados: 


0 comentários:

Postar um comentário